Cinema mudo: o céu é uma lona de circo

Enquanto eu acreditar no que escrevo ficará tudo bem. Enquanto eu escrever que estou feliz não precisarei mentir e nem minimizar a dor de estar completa, sem esperar nada e ninguém. Há dor na felicidade: a dor de saber-se única no universo, a dor de ser inteira em si e dividir espaço com tantas outras pessoas inteiras que não precisam de um pedaço meu para se manterem em pé, que não precisam da minha alma para sustentar a delas. É por merecimento que as pessoas felizes se encontram e é mantendo-se inteiras que se encaixam e se multiplicam. Por muito tempo convivi com o lado cruel da dor. Acostumada, choro assistindo filmes, ouvindo música, observando as vidas que começam e que estão perto do fim, as gentilezas que ainda existem espalhadas pelos cantos do mundo. É sobre isso que quero falar, sobre um dia, mais ou menos isso, mais ou menos assim, que não era uma vez, mas era um outro dia. Uma quinta-feira. Chorei ao ver pai e filho soltarem pipa em uma praça rodeada de carros congestionados transportando homens engravatados e mulheres de meia-calça. Do outro lado da rua, depois da praça e dos carros, me comovi em espasmos de alegria enquanto os grãos de areia caíam na ampulheta. Eu sem me importar. Eu completa de cabeça, alma e coração. Eu me sabendo atrasada para um compromisso da vida de cá e me sabendo pontual no compromisso da vida de lá. Eu sentindo a cena fazer o meu coração diminuir e dilatar. Eu arrepiada nos pelos dos braços e na espinha. Eu com olhos de mar. Eu com passos lentos até o terminal da rodoviária. Eu tirando os óculos escuros para sentir a alegria rolar no rosto até despencar do queixo. Eu inteira. E só eu parada, enquanto as outras vidas corriam apressadas para muito longe de si e muito longe de qualquer lugar. Eu encontrada, chorando de soluçar conservando os lábios em meio-sorriso. Eu ajoelhada na passarela, sustentando o rosto com as duas mãos para ele não desabar, chorando a dor da alegria de estar viva e inteira no momento presente e não saber o que fazer com o peso da memória. Eu, patética estranha que acordou e se reconheceu no espelho. Eles, todos, passando e me olhando de cima e me deixando moedas no chão. Eu, com olhos arregalados entre os dedos da mão, com medo de perder a imagem do espelho. Eles, todos, me olhando como se contemplassem uma cena de teatro de rua. Eu, como se fizesse parte do cinema mudo em preto e branco de Chaplin. Eu, metade chorando e metade sorrindo, afastando as mãos do rosto, erguendo a cabeça e fitando o inexistente, desdobrando os joelhos, catando as moedas, segura dos meus atos. Eu, em pé, procurando equilíbrio nas pernas de pau. Moedas no bolso, óculos escuros. Faço sinal para o ônibus parar.

2 comentários:

  1. É por você. É tudo por você. As samambaias são por você. O meu sono, meu sonho, meus dias: você! Acordar, despertar, respirar; tudo você. Você! Você que me faz feliz, você que me aninhou, você que pôs a cabeça em meu ombro enquanto riamos e chorávamos durante um filme onde nos encontramos. Você que me levou pra ver o mundo de cima de uma ponte. Tudo era artificial, menos nós.
    Eu te amo, Lilica!

    ResponderExcluir
  2. eu nem ia comentar pq só me repito aqui. mas comento pq vc sabe q meus comentários repetitivos guardam td uma impressão de novidade por trás... se nao sabe, fica sabendo agora; hehehe =]~

    esse texto ta lindo dmais, pipoca! vou ser egoísta e dizer q ele parece ter sido escrito pra mim. ok? ok.

    =******...

    ResponderExcluir